segunda-feira, julho 26

Vício Online

   Tem dois vícios na imagem, quais são eles?


O que antes dependia de vários dias dedicados, várias folhas escritas à mão e uma capacidade de raciocínio, hoje depende somente de uns minutos, alguns papéis A4 e uma simples coordenação motora para digitar Ctrl+C e Ctrl+V. A capacidade cognitiva das pessoas é seriamente reduzida quando expostas à simples cópias de arquivos na internet para a apresentação de trabalhos escolares. Se você teve que pesquisar no google o que é a palavra cognitiva, cuidado, você precisa de ler mais e copiar menos. Ler artigos na internet tambem vale, porém, a internet deixa os usuários superficiais, são muitas as informações e pouco o tempo, então não compensa ler tudo de tudo. É quase comprovado que mais da metade das pessoas que viram esse artigo desistiram de ler em função do seu tamanho ou leram só fragmentos. Cuidado! O mundo quer te deixar superficial.
   Mas, e quanto às pessoas que somente acessam a internet para "entrar" (que palavra horrível, eu nunca vi ninguem entrar em um site, ¬¬') em algum site de relacionamento. A capacidade cognitiva nao é afetada, porém, a capacidade social. Ninguem fala mais assim: -Hoje eu vou na casa de fulana para parabenizá-la por seu aniversário. As pessoas simplesmente fazem o login no orkut e digitam as suas congratulações na página de recados de fulana, e ainda mais, elas nem gravam mais a data de aniversário pois tem um recurso no orkut que faz isso. Ninguem tambem usa um dicionario de inglês para fazer uma tradução, usam o dicionário online.
   Claro, claro, não estou te acusando de ser preguiçoso, muitos são, outros porém, simplesmente caíram na desgraça do século XXI, onde tudo se faz na correria, não temos tempo para usar um dicionário e traduzir palavra por palavra, experimente: fique 1,5 minuto parado na frente de um computador ou desligue a TV durante esse mesmo tempo, com certeza você irá ficar impaciente. Ah! não sabe quanto tempo é 1,5 min, vá pesquisar no google, você sempre faz isso mesmo.
   Antes eu não habilitava a opção de novidades do orkut, não queria ficar sabendo das novidades pela tela do meu PC e sim pela boca dos meus amigos, agora se não me engano, não tem como desabilitar essa opção, e ainda mais, tudo que você conversa nas suas páginas de recado, todos ficam sabendo. E tem tambem outros recursos como os aplicativos, cuidado! Isso tudo só serve pra deixar-nos conectados no mundo virtual e consequentemente desconectados da vida real.
   E tudo isso causa dependencia, as pessoas esquecem de regar o vaso de plantas que está ao lado da tela do PC, mas não esquecem de regar a sua plantação online (Farmville ou Minifazenda). Enfim, não estou me excluindo do grupo que pratica essas ações, só estou te incluindo no grupo que ás vezes pára para refletir sobre tudo o que nos rodeia.

   Tem um post bom até falando sobre como curar o vício em internet, vale a pena conferir: clique aqui.

Até mais galera, próximo post vem surpresas aí...

Nenhum comentário:

Postar um comentário